Dois sítios


Há sítios que obrigam a encontrar-nos, encantam, seduzem e tranquilizam. Não são muitos, mas existem. É preciso procurá-los ou deixar que nos procurem. Opto pelos últimos. 

Dois momentos despertados pelo trabalho, dois locais distintos, dois pontos diferentes, duas fontes de emoções, duas atmosferas de reflexões, dois impulsos da alma e duas explosões de escrita.

Transcrevo-os.


"Estou no meu sítio. Encontrei-o. Sinto-me bem. Quem diria que que num espaço destes pudesse encontrar-me também. Olho em redor e não há frio nem calor, nem sombra de dor. Olho em redor e sinto calor, mesmo num dia frio. Que estranha sensação. Que deliciosa sensação. Desde cedinho que tudo fiz para estar aqui e dispor o pouco tempo que iria receber, aumentei-o, dilatei-o e transformei-o no meu tempo, tempo de tranquilidade, tempo de paz, tempo de saúde, tempo que não quero que se mova, que não ande, que pare, se possível de vez, porque eu sei que há de chegar a minha vez. 

Encontrei o meu espaço e o meu tempo, irmãos gémeos que me esperam à vez."


"Aqui estou. Num sítio que precede o fim da dor. Não me pergunto a razão desta procura. São poucos os lugares onde me revejo, onde me sinto melhor, não os procuro, encontro-os. É tão fácil, basta deixar a mente errar, o corpo acompanha-a e as sensações nascem. E nascem com ardor, com furor de fazer inveja à própria morte, que se ri, cinicamente, da minha procura. Deixá-lo, o que me interessa é sentir, se não me sinto, para que serve a dor? Para afastar o amor? Que se afaste, eu não consigo fugir ao ardor de uma estranha felicidade. Às tantas não é, é apenas fogo de dor. Deixá-lo, o que me interessa é esquecer e aqui ao lado repousa o esquecimento, doce, suave, belo, tranquilizador e até certo ponto sedutor. Nem o frio me empurra para o calor, nem o cinzento do dia me desafia para a cor, apenas sinto a dor, com ardor, com amor, não consigo sentir rancor, apenas um estranho e colorido odor."

Comentários

  1. Cada ser humano, sente de forma própria o ambiente físico que o rodeia e, mais ainda, o ambiente espiritual que o conforta e lhe apazigua a alma.
    Se a outros, desprovidos de sensibilidade semelhante, este belo texto causar engulhos... paciência... procure um médico que de certo lhe prescreverá algo que lhe alivie as ânsias.
    ;)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Bartolomeu. É sempre bom ouvir as suas palavras.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II