"Oração"...


Cheguei à noite particularmente cansado. Não fiquei preocupado, o regresso de férias e o choque com a rotina de trabalho tem destes inconvenientes. O telefone toca. Não gosto dos toques dos telefones, nunca se sabe o que vai sair do outro lado, causam-me ansiedade, mas a partir de certas horas é certo e sabido que despertam uma intranquilidade acrescida. Foi o que aconteceu. O que será desta vez? A tonalidade vocal, ao fim de alguns segundos, tranquilizou-me, não deve ser nada de especial, pensei. Por acaso até era, não em termos de saúde ou de qualquer imprevisto maléfico, mas em termos de satisfação pessoal. Uma breve e bela história a necessitar ser registada, mais uma a somar a tantas outras, uma delícia que mais tarde irá encantar outros e a própria, uma protagonista cheia de criatividade.
- Queres saber a melhor? A Leonor viu uma passagem de uma nova telenovela em que uma criança foi abandonada e pôs-se a chorar de pena que nem te digo. Tive que lhe explicar que aquilo não era verdade, que era fantasia, que o bebé não tinha sido abandonado, mas qual quê! Entrou num pranto que foi um desalinho. Até que me pediu o fio que tem a cruz. Queres ouvir?
- Mamã, vais-me buscar aquele fio que tem a cruz?
-Fio?!
-Sim, aquele fio que serve para chamar o Jesus...
-Ah, o terço?
-Sim, o fio que tem a cruz...
Fui espreitá-la... Lá estava, de joelhos, olhos fechados, pouca luz e a falar sozinha.
- Jesus, sei que não te posso ver, porque és invisível, mas sei que desces do céu... A minha prima Mariana contou-me.
Sabes, quero pedir-te umas coisas...
Quero que me dês dinheiro, para quando for ao supermercado poder comprar comida aos meninos pobres. À porta do supermercado estão sempre meninos a pedir comida e a mamã costuma dar, mas eu sei que ela não pode dar sempre... Tens que ajudar!
Sabes, também queria ter um pónei para brincar... Eu já tenho um, azul, mas queria outro, cor-de-rosa. A mamã diz que agora não pode ser... Podes falar com ela?
Ah... Dá um beijinho à avó Aninhas!
Olha, amanhã eu volto a chamar-te, está bem?
Pronto, já está mamã! Já falei com o Jesus... Podes arrumar o fio!
A manifestação de espiritualidade de um pequeno ser com apenas quatro anos e meia dúzia de meses é de um encanto comovente. Uma espécie de crisálida que está em permanente transformação para uma bela borboleta. Muda a cada dia, a cada hora, emerge do casulo diariamente, sem saber o que irá acontecer da próxima vez. Aparece sempre mais colorida, com alma de veludo e asas de sonho.
Claro que merece um pónei cor-de-rosa, porque eu também acredito em póneis de cor-de-rosa...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II