Bronze...

Tinha um nome muito esquisito. Uma situação que começa a ocorrer com alguma frequência. Fiquei com curiosidade. Como será? Ao entrar vi que era africana. O tom bronzeado pelos genes traduzia um aspeto robusto. Aparentava saúde evidente. Com um olhar misterioso, e um comportamento de avezinha assustada, lançou-me um sorriso tímido como a querer dizer, não sei por onde começar. Balbuciou à minha pergunta sacramental e arrematou logo que não estava doente, só que não conseguia dormir e sentia-se ansiosa. Deu o toque para dirigir a conversa. Apercebi-me que ela saberia fazer melhor o diagnóstico do que eu. Perguntei-lhe se sabia quais as razões para o seu estado de ansiedade, mas nem dei tempo que respondesse, emendei logo, dizendo-lhe, então diga-me o que é que se está a passar. Sorriu, baixou os olhos e contou-me que o namorado estava emigrado num pequeno estado europeu. A última vez que estiveram juntos foi no princípio do ano. Desde então nunca mais lhe telefonou, exceto no dia em que o filho, de dez anos, fez a comunhão. Mas adiantou de imediato que o filho não era dele, mas de uma relação anterior. Nessa altura ficou a saber que vinha de férias no princípio de julho. Ligou-lhe várias vezes, enviou mensagens e nada. Preocupada com facto começou a colocar hipóteses. O que ela queria era que ele lhe falasse e explicasse o que estava a acontecer, quais as razões para o seu comportamento. Tinha, inclusive, a suspeita de que já estaria em Portugal e em casa da mãe. Explicou-me que foi lá que tinha vivido até outubro passado, mas depois preferiu sair com o filho para uma habitação só sua. Não foi difícil perceber as razões. Aprofundei-as e soube do racismo paroxístico da senhora. Claro que comecei a associar todos os elementos deste puzzle. A moça, escultura de bronze e olhos esverdeados, simples, inteligente e devotada ao respeito e consideração que acha que deve aos demais, mantinha a esperança de o ver e ouvir para resolver o assunto. Não lhe dei muita esperança. Mesmo assim reiterou que iria esperar. Sorri com a sua determinação e princípios com que se norteia. Nova, mas com experiências desagradáveis da vida. Contou-me as violências que tinha sofrido com o companheiro anterior, a ponto de ter estado durante dois anos numa casa abrigo para se proteger a si e ao filho. Obviamente que o pai nunca mais ligou ao miúdo. - Foi, felizmente, para África. Disse com um misto de satisfação e alívio. 
A conversa continuou. Fiquei muito impressionado com a jovem de trinta anos. Forte. Equilibrada. Sincera. Digna. Lutadora. Pronta a ir à vida com garra e honestidade. Uma verdadeira deusa bronzeada. Debaixo da pele senti a brancura de um comportamento que vestia uma alma de azul celeste. Sim, se as almas tiverem cor, tem de ser do mais belo e doce azul que possa existir. Uma deusa que emergiu do azul do mar no meio de espuma branca, envergando uma digna cor de bronze.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II