Rei de almas de lei...


Ando sem parar à procura do meu destino. Volto vezes sem conta a locais vividos e nunca esquecidos. Sobressai na minha mente muitos apontamentos, distantes, secos, quentes e mirabolantes. Apenas desejo rever e encontrar o que não foi visto antes. Fui e encontrei. Entrei no belo recinto cheio de almas estranhas, agarradas às pedras quentes e desesperadas por falar durante alguns instantes. Vivem e sonham perdidas. Não falam umas com as outras, apenas conseguem sussurrar aos ouvidos de alguns mortais que procuram desesperados algum sentido para explicar o mundo perdido. Entrei e vi. Entrei e ouvi. Entrei e imaginei. Saí e falei. Doces momentos. Palavras soltas e olhares invisíveis percorreram o meu corpo, ouvindo o que eu sentia. Pediram-me para que eu dissesse o que queriam. Disse-lhes que sim, que iria contar o que ouvi, ou melhor, o que senti. Senti que aprendi, naquele espaço silencioso, onde o murmurar da água é uma constante, o significado de muitos cantares da vida escondida mas sempre sonhada durante séculos e noites prenhes da mais estranha alegria. O que resta encanta e o que desapareceu espanta. Cada uma das almas sorria. Não havia medo. Sorriam sempre que podiam, com ternura, encanto, fervor e esperança no seu desejado advir. São almas livres e doces. Algumas quiseram mostrar que a tristeza também é capaz de jorrar alegria. Sempre que as ouvia via a água a correr. Tantos sons, todos diferentes, mergulhados em águas cristalinas, soavam em redor na mais perfeita harmonia. 
Andei e respirei. 
Andei e vi. 
Andei e desejei.
Andei e saboreei. 
Andei como se fosse um rei.
Pediram-me que voltasse novamente. Respondi-lhes que sim. 
Voltarei. 
Quem é que não quer ser rei por uns instantes de almas puras de lei?
(Visita ao convento de São João de Tarouca)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II