"Atração felina fatal"


Confesso que ainda hoje me incomoda saber que em tempos, em grandes civilizações, como a egípcia, os gatos atingiram um estatuto de divindade. Na mitologia egípcia existiu uma deusa com cabeça de gato, Bastet, divindade solar e deusa da fertilidade. Nos templos dedicados à deusa os gatos eram considerados como a encarnação da deusa e tratados em conformidade.

Hoje, face aos conhecimentos científicos, posso pensar que tenha havido motivos para tal atitude.

Sabe-se desde há muito que certos insetos, parasitas e vírus podem condicionar o comportamento dos seus hospedeiros com o objetivo de facilitar a sua sobrevivência e propagação. O exemplo mais bem estudado é de um parasita denominado Toxoplasma gondii que necessita do gato para se reproduzir. Para o efeito consegue alterar o comportamento dos ratos. Os cérebros destes roedores sofrem alterações estruturais e funcionais muito interessantes, perdem o medo aos gatos, inclusive "adoram" a urina destes animais que, só por si, em condições normais, seria alarme mais do que suficiente para se porem a milhas. O cheiro a urina de gatos provoca nos ratos infestados reações idênticas a um estímulo sexual! São inúmeras as experiências que revelam estas mudanças no comportamento, cujo resultado final é fácil de ver, levar o toxoplasma ao intestino do gato para se reproduzir após ter apanhado o rato, aquilo a que alguns cientistas chamam "atracão felina fatal".

Agora vamos aos humanos. O toxoplasma é muito perigoso durante a gravidez, podendo provocar abortamentos ou graves alterações congénitas. Fora desta situação, em princípio, e desde que não haja diminuição do sistema de vigilância imunológica, em que pode provocar a morte, como já aconteceu com os imunodeprimidos, a infestação é assintomática ou idêntica a um quadro pseudo gripal. No entanto, os quistos de toxoplamose, ao localizarem-se no cérebro, podem provocar, também, alterações estruturais e funcionais que começam a ser conhecidas. O toxoplasma não ganha nada em infestar os humanos, porque os gatos não nos comem, mas origina alterações comportamentais, algumas delas muito perigosas, como lentificação ao reagir em situações que exigem reflexos rápidos, aumentando substancialmente o risco de acidentes de viação, duas vezes e meia mais dos que não estão contaminados, diminuição do medo, e sem medo os seres humanos não conseguem aperceber-se dos riscos, aumento substancial do risco de esquizofrenia com destruição da massa cinzenta, além de modificações dos neurotransmissores cerebrais. Em suma, durante muito tempo não se suspeitava que os humanos pudessem ser manipulados como os ratos. Não podemos esquecer que partilhamos muitos genes com estes últimos e que vivemos muitos mais anos, fazendo com que os efeitos possam fazer-se sentir com características não pensadas. Ou seja, a "atração felina fatal" também se observa nos seres humanos e poderá explicar muitas outras coisas, como a "gatomania" tão visível na internet e redes sociais. Há quem pretenda explicar esta propensão para o "amor aos felinos" como uma forma de comunicar em que os gatos, nas suas poses e comentários, substituem a vontade dos promotores e divulgadores, os quais necessitam desta nova forma de comunicação para se exprimirem. Há mesmo teses que apontam para esta explicação. No entanto, de acordo com estudos epidemiológicos e biológicos, não é de excluir que muitos amantes e donos dos gatos possam sofrer de toxoplasmose a qual pode provocar modificações estruturais e funcionais dos seus cérebros nada despiciendos. Sendo assim, quem diria que o toxoplasma chegasse ao ponto de entrar na internet induzindo os "amantes de gatos" a partilhar as suas experiências, usando novas formas de linguagem, mas podendo igualmente ser responsáveis por acidentes, sobretudo de viação, porque o atraso na resposta a certos estímulos é muito significativo, e, até, ser corresponsável por graves doenças psiquiátricas, que não se limitam à esquizofrenia, também aumentam os suicídios e homicídios.

Talvez agora consiga explicar o comportamento dos antigos egípcios que adoraram Bastet, que criaram templos dedicados a esta divindade e que consideravam os gatos como a reincarnação da deusa. Às tantas a toxoplasmose deveria ser muito prevalente naquele tempo...

Comentários

  1. Toxoplasmose é uma parasitose causada pelo Toxoplasma gondii , que afecta humanos e animais de sangue quente.

    Em Portugal, a sua prevalência em humanos é de 35% no Sul e de 65% no Norte do país, com uma taxa de 11 casos da forma congénita para cada 10 mil nascimentos e uma média de 124 novas crianças infectadas todos os anos.

    Geralmente associa-se a doença aos gatos mas a ingestão de carne mal passada é considerada a forma mais comum de infecção. Apesar dos gatos terem a particularidade de eliminarem os cistos do Toxoplasma através das fezes, só o fazem caso estejam infectados e mesmo assim, durante um breve período da sua vida. Outras espécies, como cães, só têm uma forma de transmitirem a toxoplasmose a nós humanos: se comermos sua carne, e mal passada.

    Mas como eu sei se meu gato está infectado ou não? Só fazer o teste. Nós testamos em 2008 129 cães e gatos aleatoriamente de várias regiões dos distritos de Coimbra, Aveiro e Arganil, e o resultado foi de 61 positivos! E todos pareciam muito saudáveis...

    Tanto em animais como em humanos saudáveis geralmente o Toxoplasma não vai provocar mais do que uma febre passageira, na maior parte das vezes nem isso. Mas em imunossuprimidos e grávidas essa pode ser uma infecção muito grave, até mesmo fatal mas ao contrário do que muitos pensam, podem sim continuar com seus animais de estimação, é só testá-los no caso dos felinos e, caso negativos não têm de se preocupar.

    Mas para que nunca apanhem a doença nunca deixe seus gatos comerem carne crua ou caçar. E o principal: nunca coma carne mal-passada! E por medida de higiene e prevenção de outras parasitoses lave sempre muito bem os legumes e vegetais, já um professor da faculdade dizia e muito bem "salada mal lavada é ainda pior que carne mal passada".

    Não mexa em fezes de animais e, se inadvertidamente o fizer, lave bem as maos antes de as levar à boca.
    Tente evitar qualquer contacto com as ratazanas e ratos que proliferam na cidade de Coimbra.

    Retirar gatos é convidar ratos a ocuparem o mesmo espaço.

    ResponderEliminar
  2. Continuando e concluindo:
    A civilização egipcia, deixou muito mais valor para a humanidade, do que a idade media, época obscurantista, onde proliferavam praticas dantestas, perversas, baseadas na mais profunda ignorancia e estupidez. Dessa ignorancia floresciam todas as superstições. Os gatos eram amaldiçoados, torturados e perseguidos. tal como as "bruxas". A aversão aos gatos não começou com a descoberta da toxoplasmose. E muito anterior. Essa sim, merece ser estudada e os resultados desse estudo poderiam ser eventualmente muito interessantes. Terá origens em cerebros ainda muito atreitos a crendices?
    É que bacilos, bacterias, parasitoses, virus e afins há muitos - é só escolher.
    Carne mal passada, legumes mal lavados e falta de higiene basica constituem risco bem maior de contrair a parasitose.
    Se os egipcios adoravam demais os gatos, isso fica ao gosto de cada um. A verdade historica é que a convivencia dos egipcios com os gatos vem da percepção da utilidades destes para a proteção dos gigantescos celeiros de cereais. daí nasceu uma crescente proximidade e domesticação do gato. A admiração veio depois. A verdade é que o povo egipcio sobreviveu à peste negra e isso deve-se à presença de gatos, que mantinham ratazanas afastadas dos armazens de comida e das pessoas, e das suas medidas de higiene. Entre a cultura do povo egipcio e a "cultura" do povinho da idade media, cada um escolhe o que gosta. Nõs não idolatramos gatos. Respeitamo-los os animais e somos com eles compassivos. A toxoplasmose resolve-se com higiene. Há outras doenças, bem mais graves e dificieis de contornar, transmitidas por humanos.
    Caro Massano Cardoso, respeitamos a sua aversão aos gatos. É um direito seu.
    Se existe alguma "anomalia " com o cerebro dos "amantes de gatos" ela é bem preferivel a outras anomalias. Mas nada de errado se passa com o nosso cerebro.

    Existem muitas maneiras de minimizar o risco de contrair toxoplasmose. 1º não coma ratos nem gatos. 2º Cozinhe muito bem a carne pelo menos 15 a 20 m antes de a consumir. Tanto as carnes de vaca como o porco e o borrego podem transmitir a doença se consumidas cruas ou mal cozinhadas. O leite não pasteurizado de vaca, cabra ou ovelha também pode conter oocistos. Mantenha o seu gato exclusivamente em casa, não permita que ele consuma o que caça nem lhe forneça carne crua. Alimente-o com rações comerciais apropriadas.

    Recomendações para quem tem e não tem animais:
    Seja limpo. Lave as maos. Não mexa em caca de animais e , se o fizer, não leve as maos à boca.. Muito simples. Não se preocupe com o nosso cerebro nem com a nossa gatomania. Preocupe-se com a infestação de ratazanas na cidade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II