Dia Mundial da Mulher

Sedução (Inês Massano)

Há semanas, uma amiga telefonou-me, queria conversar comigo e pedir uma opinião. Claro, respondi, sábado de manhã no meu local favorito. Nem foi preciso indicar onde, os meus hábitos cristalizam-se com a maior naturalidade acabando por ser identificados pelos amigos e conhecidos. Entre algumas lamúrias, naturais, e mesmo pertinentes, motivadas por diversos fatores, acabou por pedir a minha ajuda para o Dia Mundial da Mulher. Queria que a ajudasse a concretizar um programa. Sinceramente não estava à espera de um pedido desta natureza. Surpreendido, comecei a pensar como é que a poderia ajudar. A minha amiga queria uma reunião, um simpósio, uma conferência, enfim, o habitual na comemoração deste dia. Entretanto, já tinha planeado uma exposição de quadros e de desenhos sobre mulheres. A autora é a minha filha do meio, que, numa das suas arrancadas artísticas, tinha começado a desenhar mulheres, sem lhe passar pela cabeça o dia mundial da mulher ou coisa que o valha. Pancadas! A minha amiga teve conhecimento de alguns dos quadros, acabando por a convidar a fazer uma exposição na Casa da Cultura de Santa Comba Dão. Não preciso dizer a satisfação que tive ao tomar conhecimento do convite.



Agora tinha de dar mais um contributo, desta feita em direto. Por que é que não convidas personalidades de áreas e doutrinas de pensamento diferentes para falarem sobre mulheres, mas tem de ser só homens. Homens a falar de mulheres no dia mundial da mulher. Penso que seria muito interessante. Depois tecemos as razões e pessoas para esta abordagem. Ficou convencida. Ao sair disse-me que queria que fosse eu a moderar o debate. Eu? A moderar um debate sobre mulheres? Tentei fugir, mas não me deixou, filou-me de tal forma que não tive qualquer hipótese. Agora que o momento se aproxima, começo a ficar um pouco apreensivo, porque o tema "mulher" não é nada fácil, mesmo nada, e ainda por cima com muito público feminino a focar os seus olhares e ouvidos sobre o pessoal. Nem sei como hei de começar. Às tantas vou socorrer-me de uma resposta que Stephen Hawkins deu no decurso de uma entrevista a propósito do seu septuagésimo aniversário. O entrevistador perguntou-lhe como é que passava as tardes. Hawkins respondeu através do seu computador: a pensar na mulher. Na mulher? Sim. Porquê? Porque é o maior mistério do universo.



Entretanto, tive de ajudar a carregar outras peças de arte da minha filha para a exposição. Quando cheguei, e vi no chão dezenas de quadros, a maioria dos quais já conhecia, como é óbvio, senti uma explosão de sentimentos: inquietação, provocação, esperança, medo, liberdade, sedução, dor, sofrimento, vida, alma, tristeza, alguma alegria e mistério. Muitos mistérios. De facto, a mulher é sem sombra de dúvida o maior mistério do universo...

Comentários

  1. Caro Professor Massano Cardoso:
    Não fora a obra da sua filha Inês Massano e a tarefa seria muito mais difícil, afinal os quadros revelam muito do "misterioso" da mulher...
    Parabéns pela excelente escolha da pintura figurativa que encima o post, a revelar uma expressão da realidade tal como a vemos, o que é bem demonstrativo do grande talento da autora

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II