"Recompensa"...


Um professor que gosta de ensinar e de aprender necessita de ser recompensado. É humano, é natural. Qual é o tipo de recompensa que procura? Ser considerado? Ser respeitado? Obviamente que ser-se alvo destes tipos de apreciação é agradável. Mas o que eu gosto mesmo é saber que certos conceitos foram ou são apreendidos pelos alunos e ter a certeza de que os mesmos irão mudar e ajudar as suas formas de pensar e, consequentemente, influenciar os seus mundos, profissional, social e familiar. Caso consiga esse desiderato, então, dou por bem empregue o meu esforço e a minha dedicação ao ensino e à investigação. Mas como posso ter a certeza que influenciei ou influencio os meus alunos? Imaginando que sim? Especulando sobre isso? Desejando ardentemente ter sido útil? Não sei. O que eu sei é que de quando em vez, inesperadamente, sou confrontado com situações deveras recompensadoras do meu esforço. Quando tal acontece sinto que vale a pena ter a atividade que tenho. É um belo momento de glória, uma recompensa que ajuda a esquecer muitas atribulações e frustrações. Foi o que me aconteceu um dia destes. Depois de uma aula, onde foquei e debati vários assuntos, nomeadamente o humanismo médico e a sua importância no desenvolvimento e cuidados de saúde, fui premiado com um texto escrito por um aluno. Um texto profundo, muito belo, cheio de significado e inspirado, quase que diria, nas minhas palavras e observações. O aluno fazia algumas perguntas sobre o comportamento médico. Apesar de nunca utilizar a palavra humanismo estava perante um texto de um jovem verdadeiramente humanista a querer fazer crer que, afinal, ainda existe um potencial substancial que temia estar a desaparecer. É muito jovem, mas sabe pensar e equacionar os problemas. Fiquei muito satisfeito com as palavras que me dedicou, mas mais do que as palavras foi o facto de ter refletido e ter escrito um belo texto. Um texto que considero uma verdadeira recompensa. Vou guardá-lo e lê-lo as vezes que entender, porque será uma fonte de inspiração. 
O melhor que um professor pode receber são as lições dos seus alunos, e quando elas são inspiradas nos nossos ensinamentos, então, não há palavras para descrever o que nos vai na alma... 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fugir

Nossa Senhora da Tosse

Coletânea II